Senhor, eu Te dou graças pelas minhas aflições, pois só assim eu voltei para Ti.

sábado, 12 de maio de 2012

APOLOGIA A MARIA - A MÃE DE JESUS

E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.João 19:25-27
Não difícil imaginar qual a dor de Maria vendo seu filho pregado numa cruz sem que ela nada pudesse fazer. Afinal Ele era um condenado. Ela havia seguido a multidão enquanto carregava o madeiro até que no final consegue se aproximar do filho. É um último instante apenas. E Jesus como filho teve a preocupação de encarregar o discipulo a quem mais tinha confiança, amizade, tradicionalmente conhecido como João, para cuidar de sua mãe, fazendo-a simbolo da mãe do mundo inteiro. Mãe de todos os filhos.Mãe de todas as mães.
Maria sabia que no fundo mais cedo ou mais tarde aquilo iria acontecer. Sentia que Jesus não lhe pertencia como filho. Mesmo assim, quantas vezes o procurou para levá-lo para casa. E foram ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele, por causa da multidão.E foi-lhe dito: estão lá fora tua mãe e teus irmãos, que querem ver-te.Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.Lucas 8:19-21  Maria não podia estranhar esse comportamento de Jesus. Ela sabia desde o principio que Ele não era Seu. Ela sabia que era uma "bem aventurada" como exclamou sua prima Isabel quando a viu grávida. Não seria a mãe de uma criança comum mas do Filho de Deus. Aquela era criança esperada e anunciada pelo profeta: Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Isais 7:14  Portanto a sua maternidade era também uma grande responsabilidade. Deus a havia confiado o Seu próprio Filho. O próprio Deus que se tornava a carne e sangue para viver entre os homens. Maria é por tanto e assim deve ser honrada como mãe de Jesus Cristo ou mãe do Filho de Deus, mas nunca como "Mãe de Deus". Deus não tem começo nem fim é eterno portanto esta expressão não é correta. Maria é realmente santa. Podemos tratá-la como Santa Maria mãe de Jesusm nas nunca "Mãe de Deus".
Maria é o exemplo de mãe dedicada, preocupada com o filho, que crescia e desde o princípio mostrava seus prodígios. Não há como esquecer os momentos de preocupação vividos por José e Maria quando na volta de uma festa em Jerusalem perderam o menino Jesus no caminho. Durante Três dias o procuraram incasavelmente até encontrá-lo no Templo discutindo a Lei com as autoridades Judaicas. E o que respondeu Jesus quando viu os pais? E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia. Lucas 2:49-50  Por isso mesmo naquele momento diante da cruz Maria na sua imensa dor se sente impotente por nada poder fazer pelo filho tão querido. É que Maria, mesmo sendo mãe de um filho que não lhe pertencia, era mãe.



Um comentário:

  1. Querido Ramos, como sempre nos emocionando e nos levando a grandes reflexões. Grande abraço e beijo,pra voce e Ciça.
    Eliane

    ResponderExcluir

COLOQUE TAMBÉM AS SUAS AFLIÇÕES NAS MÃOS DE JESUS