Senhor, eu Te dou graças pelas minhas aflições, pois só assim eu voltei para Ti.

sexta-feira, 30 de março de 2012

COMO É BOM ME APROXIMAR DE TI, Ó PAI!

Oração
Como é bom me aproximar de ti, ó Pai! Como é bom começar a sentir a presença do Teu Espírito em minha vida. Como me encorajo para falar Contigo! Como me sinto mais capaz de exprimir o meu sentimento diante de Ti. Não sei como pude me afastar. Não sei como pude passar tanto tempo fora da Tua Presença. E mesmo assim, na Tua fidelidade, olhaste por mim e não me expulsaste, tantas das vezes que recorri a Tua misericórdia, envergonhado de mim mesmo. Não quero mais esquecer o Teu nome. Não quero mais distanciar-me. Não quero mais virar as costas ao Teu olhar protetor.
Eu quero viver na Tua Presença. Quero ser feliz como já fui quando estava ao Teu lado. Pai Bendito, Pai de todos pais, cerca-me mais ainda dos Teus cuidados, para que eu permaneça em Ti. Guia-me ó Deus por esse caminho que é a vida, para que eu não tropece, não caia e nem venha a me ferir. Dá-me a Tua divina graça para que eu possa recuperar a paz que eu perdi fora da Tua presença.
Preciso não temer o amanhã nem o hoje nem o sempre. E somente Tu és a minha Fortaleza. Somente Tu és o meu escudo e proteção. Por isso não Tua presença não posso temer mal algum. Na Tua presença não preciso ter preocupação alguma.
Obrigado ó Pai por abrigar-me novamente na Tua casa. E por isso eu te agradeço no nome poderoso de Jesus.
Amém.

segunda-feira, 26 de março de 2012

ORAÇÃO

Meu Divino Pai Eterno e Senhor de Todas as coisas. Tu conheces o meu coração e o meu amor por Ti e pelos meus entes queridos mais próximos. Sómente tudo, Ó Pai que entregaste o Teu Filho amado para a morte e morte crucificado é que sabeis o quanto nossos filhos nos são importantes. Eu não ninguém e me sinto desamparado para vir diante de Ti e Te suplicar que olhes para a minha casa e para os meus, com olhar amoroso de Pai. Não tenho paz em minha vida enquanto vejo pairar sobre os meus a dor, o sofrimento e a preocupação. Não posso Pai querido trocar de lugar com eles. E minha dor não vai além da dor emocional. Por isso que a minha confiança em ti é o que me resta de mais precioso, pois nada, absolutamente nada, na terra é maior do que tu. E mesmo a medicina com toda a sua evolução não é maior do que o teu querer. Eu sei, por que tu mesmo disseste que podesde todas as coisas, assim como eu digo "eu posso todas as coisas naquele que me fortalece" e tudo o Deus de bondade és a minha confiança. Porque a Tua fidelidade é infinita para todos nós. Assim eu te imploro meu Deus que providenciai a saúde física da minha casa de minha filha e da minha neta, para eu possa em paz glorificar o Teu nome, mais ainda. Fazei Senhor Deus eu Te rogo em nome de Jesus, Teu amado filho.
Amém.

FICO A IMAGINAR ABRAÃO - 2

Não acredito que Deus quisesse por Abrão a prova, quando lhe pediu Isaque em sacrifício. Deus é sabedor de todas as coisas e sabia perfeitamente que Abrão não recusaria um pedido seu, mesmo que fosse algo tão torpe, como matar o seu próprio filho. Mas, será que o próprio Abraão sabia disso? Será que ele próprio tinha certeza de que iria cumprir as ordens de Deus? Se há uma prova é de Abrão com ele mesmo, não de Deus. Se a fé deste patriarca foi testada, Deus apenas lhe ofereceu a condição para que fizesse prova consigo mesmo. É como imaginar a reação de cada um diante de uma circunstância. Há pessoas que quando enfrentam um ladrão reagem e outras ficam paralisadas. E, depois do caso passado não sabem explicar a sua reação. Será que Salomão imaginava que no momento em que as duas mães são confrontadas a verdadeira mãe rejeitaria o próprio filho para não vê-lo morto? Na realidade há decisões em nossa vida que tomamos apenas pela fé que, na maioria das vezes, está muito distante da razão. Agostinho dizia: “Eu preciso ter fé para poder compreender.” É que as coisas de Deus não são reveladas de forma científica, onde há sempre o objeto da prova. Não há nesse mundo quem não reconheça que por mais que a ciência avance, há uma linha tênue sobre os mistérios do universo. E quando, muitas vezes a ciência explica, esta explicação é tão hermética que só é reservada a alguns, que mesmo assim, passam muitas vezes, o resto da vida tentando derrubar aquela teoria.
mais que cada um tente, com o maior ceticismo possível, imaginar outra forma de contar a História de Abrão sob o aspecto semântico da Ciência, o contexto faz parte da vida religiosa de três povos: judeus, mulçumanos e cristãos. Depois, não há historiador que rejeite a existência de Abraão. O patriarca semita faz parte de toda a movimentação do povo mesopotâmico entre a região da palestina até o Egito. E que este povo veio se tornar o Povo de Israel.

sexta-feira, 23 de março de 2012

PAI, POR QUE ME ABANDONASTE?

Estas são as palavras do próprio Cristo, já pregado na Cruz. “E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Marcos 15:34 ) É uma pergunta que sempre fazemos a nós mesmos: por que Jesus se sentiu desamparado? Por dois momentos vamos ver Jesus recuar de seu sofrimento e pedir ajuda a Deus Pai. A primeira no Jardim das Oliveiras, onde ele exclama: afasta de mim este cálice. “E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.” (Marcos 14:36 ) E a segunda quando pregado na cruz exclama: por que me abandonaste. É muito importante observar que o texto não coloca Jesus como um herói, nem mártir, capaz de deixar palavras de coragem a posteridade. Mostra, ao contrário, um homem assustado, com seu destino e mais ainda com o desfecho deste: a dor e a morte com tanto sofrimento. Este é o homem Jesus Cristo. É o ser humano, o filho que Deus ofereceu ao mundo para que todo aquele que nele crer não morra mas, viva e viva abundamente.
A dor, o sofrimento, destroi e humilha o ser humano e o conduz ao estado de solidão e desamparo, mesmo na presença dos seus parentes mais próximos, o sofrimento pessoal é intransferível. Por mais que um pai ou uma mãe sofra pela dor de seu filho. A dor e o sofrimento pertencem a ele e não pode ser transferido. Quantas vezes chegamos a dizer eu queria estar no lugar de meu filho? Mas não podemos! O sofrimento é intransferível. O que se reparte é o sentimento. Jesus da mesma forma não tinha com quem repartir este sofrimento. Recorrer ao Deus Pai é saber a sua origem. É ter a certeza de que sómente o seu corpo pertence a terra e ao sofrimento e que o seu Espírito é de Deus. Embora Jesus soubesse que aquele era o propósito de Deus, para com Ele, perante a humanidade, ali naquela cruz Era apenas um homem condenado.
É na verdade a certeza da ressureição, que nos anima a pensar que na vida terrena tudo é passageiro, inclusiv’e a dor e o sofrimento. A certeza de vencer com Cristo Ressureto é reconhecer que somos humanos, como Cristo o foi e que podemos sempre renascer neste mesmo Cristo como Espirito.
É preciso crer que na nossa própria capacidade de reencontrar Deus a cada momento em que nos sentimos desamparados. É preciso entender que assim como Cristo pregado na cruz, não nos devemos envergonhar também de dizer: Pai por que me desemparaste? Reconhecer este desamparo é reconhecer que a nossa vida terrena não nos pertence. É perceber que é no sofrimento e no desamparo de Cristo que somos mais do que vencedores. Porque afinal ele venceu a morte. E não se vence a morte pela carne, mas pelo Espirto Santo de Deus.
Enfim chegamos a conclusão de que por maior que sejam as nossas tribulações terrenas, o Espírito de Deus está conosco para nos fortalecer, até mesmo, quando pensamos que estamos abandonados a nossa própria sorte.

terça-feira, 20 de março de 2012

QUANDO SE PERDE A COMUNHÃO COM DEUS

O melhor exemplo para justificar o título deste texto é o Primeiro Livro de Samuel. Este livro histórico que assinala a interrupção da linhagem sacerdotal na Casa de Israel, também nos mostra o início do reinado de Saul até o seu distanciamento de Deus. Como diz o texto: “E perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.” (28:6) A esta altura Samuel, que era o elo entre Deus e Saul, já estava morto, e o rei não tinha com quem repartir suas agruras. Saul também havia negligenciado o Deus de Israel e agora estava só. Por isso ele recorre a uma feiticeira para buscar respostas imediatas para os seus conflitos.
Muitas vezes nós também perdemos esta comunhão com Deus e ficamos a deriva. E tudo parece começar quando esquecemos o nosso compromisso com Deus, por nos achar autossuficientes, completos, plenos de nós mesmos, inconscientes de nossa vida transitória e efêmera. Queremos tudo. Às vezes até temos tudo. E não somos nada.
Primeiro, ficamos assustados. Perguntamos, e Deus Que não nos responde. Pedimos e até imploramos de joelhos sem sermos atendidos. Nossa oração é oca, vazia de sentimento e de fé. É quando em nosso desespero, buscamos também outros meios como Saul. Mas o preço da resposta é, muitas vezes, caro demais.
Somo enfim igual a alguém que precisa urgentemente de um empréstimo no banco e tem o nome negativado no SPC e Serasa. O gerente não lhe atende. Sua ficha está suja. Os amigos não querem arriscar. Mas o dinheiro emprestado é caso de vida ou morte. Então o sujeito vai procurar o agiota. E aí sim ele conhecerá o preço do dinheiro que lhe foi emprestado. Os juros lhe serão bem mais caros e com esse credor ele não pode falhar. Este nunca lhe perdoará a dívida.
A perda da intimidade com Deus conduz o ser humano a esta orfandade, a uma solidão irreparável, onde nada preenche o vazio de sua presença. Porque Deus é o nosso principal confidente. E é, sobretudo, quando estamos com a cara na lama que precisamos de uma mão para nos ajudar a levantar. Mas lama é lama e ninguém quer se sujar à toa mesmo para ajudar um amigo. O fracasso parece muitas vezes contagioso. E cada um procura seu par levando em conta, primeiramente, os seus interesses pessoais. As relações de interesse exigem reciprocidade. O homem vale pelo que é.
Mas é Jesus quem diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei.”( Mateus 11:28) Este sim não se envergonha de nós. Ele nos recebe do jeito que somos, com todos os nossos defeitos e falhas. E quando, novamente nos sentimos próximos podemos perceber claramente que Ele perdoou todas as nossas dívidas. “(...)de tuas dívidas, não me lembrarei mais”. Esse é Jesus, nosso único intercessor perante Deus. Sem ele, não somos absolutamente nada. Assim como Samuel era para Saul, Jesus é para todos nós, o nosso sacerdote da Nova Aliança.

sexta-feira, 16 de março de 2012

FICO A IMAGINAR ABRAÃO

Fico a imaginar Abrão, em Ur dos Caldeus, uma civilização adiantada, deixar sua família apenas por ouvir uma voz o chamando para buscar uma terra que nem imaginava existia. Penso viver numa cultura de adoração a tantos deuses e de repente ouvir apenas um, invisível que lhe oferece uma aventura de sair com sua familia pelo mundo afora. E Saraí sua mulher? Como ela, já uma pessoa de idade avançada podia crer numa promessa feita a seu marido de um Deus desconhecido que lhe oferecia uma descendência igual a areia do deserto? Como acreditar em tal promessa se o corpo, não lhe oferece mais crença na possibilidade de procriar?
Abrão saio e percorreu com sua familia e seus empregados toda a faixa entre o atual kuait até a Terra Prometida - Canaã. Será que imaginava que aquela terra teria dono? Ou será que pensava que o loteamento estava pronto com o piquete de seu nome? Depois, deixar uma terra fértil entre dois rios Tigre e Eufrates e correr para uma região tão inó9spita. Como alí poderia emanar leite e mel?
- Senhor! Senhor! Que deswcedndência é esta que quereis me dar se a esta idade meu único herdeiro é o meu servo Eliezer? - Quantas vezes Abrão duvidou da promessa? E Sarai que chegou até tentar dar um a ajudazinha a Deus, tomando sua serva Hagar para coabitar com seu marido e dar-lhe um herdeiro em seu nome. Que erro!
E quando os trÊS ANJOS CHEGAM AO PÉ DO CARVALHO onde estava Abrão, na frente de sua casa e lhe diz que sua mulher vai dar a luz a um filho? O que faz Saraí? Ela ri. Ela ri por não acredsitar que uma mulher de mais de 70 anos pudesser ter um filho.
Mas Isaque nasceu.
Esta foi a primeira comprovação da fé de Abrão que acreditou numa voz que lhe dizia para sair da seu país e do seio de sua familia e ir para uma terra completamente desconhecida. Se Deus provou a Abrão tudo o que lhe havia prometido, como não ter fé neste Deus?
Mas esta ainda não é a razão de Abrão ou Abraão de ter chamado o Pai da Fé. Porque ninguem neste mundo foi mais fiel a sua fé do o Patriarca Abraão.
É que o mesmo Deus que lhe deu um descendente já na velhice, agora o pedia de volta em sacrifício. E o que fez Abraão?

quinta-feira, 1 de março de 2012

ORAÇÃO

Senhor!

Faças comigo igual a Isaias: E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
Isaías 6:7
Preciso ser digno de ti. Preciso estar pronto para receber-te em meu coração. Não tenho tido paz desde quando me afastei de ti. Estou perdido pelo caminho. Salva-me! Recolhe-me e transforma-me. Eu sozinho, não tenho capacideade para chegar a ti. Sinto que perdi esta comunhão ao me afastar da tua palavra. Mas volto a ti para pedir abrigo em teu coração.
Quero voltar ao teu convívio. Quero estar diante de ti novamente e ser merecedor do teu amor. Sinto-me porém envergonhado de mim que me afastei. Não quero mais procurar desculpa para a minha ausência. Quero ter realmente força para voltar a ti e pedir o teu perdão.
Sinto que estou sozinho. Sinto que não te ouço mais. Tuas palavras já não soam aos meus ouvidos, já não me confortas e nem me censuras das minhas faltas. Não quero estar órfão de ti. Pai amado ajuda-me voltar ao teu altar. Ajuda-me a ser tocado novamente pelo teu Espírito.
Quero voltar a ser o mesmo. Quero receber a tua benção. Quero estar diante de ti a qualquer instante sem envergonhar-me da minha prodigalidade. Deixa-me com isso ser seu servo mais humilde. Aceita-me à tua presença, mesmo que não seja ao teu lado como antes o fazia, mas quero estar apenas na tua presença.
Ajuda-me Senhor Jesus, intercede ao teu pai por mim. Não me desampareis. Peço, imploro com o meu coração o Deus pai de todas as coisas, em nome de teu amabilíssimo filho Jesus Cristo.
Amém